Avenida Indianópolis, 171

Moema - São Paulo - SP

WhatsApp: +55 (11) 95899-1051

Agendamento Online: Clique aqui e marque sua consulta de forma rápida e segura!

Blog do Luba

FUMAR AFETA SAÚDE DOS DESCENDENTES

parar de fumar

Felizmente fumar é um vício em decadência, mas ainda falta bastante para erradicar-se totalmente. Para quem sonha em ter filhos um dia, é importante saber que o cigarro não só pode afetar muito a sua saúde reprodutiva (mulheres fumantes têm 25% da fertilidade reduzida com relação às não fumantes), mas também pode impactar na saúde reprodutiva de seus descendentes. Ou seja, já não se pode dizer que fumar é uma decisão que só prejudica a si mesmo.

Se você está pensando em ter filhos ainda há tempo, pois em termos gerais, os efeitos do tabagismo na fertilidade podem ser revertidos após um ano livre do vício. Além de sentir-me melhor e estar mais saudável, as chances de gravidez vão aumentar e caso esteja em tratamento de reprodução humana, as possibilidades de sucesso serão maiores.

O estudo “The impact of cigarettesmoking on the health of descendants” (O impacto de fumar cigarro na saúde dos descendentes) realizado pelos doutores Sergio Soares e José Bellver, especialistas do Grupo IVI, revelou que mães que fumam mais de 10 cigarros ao dia durante a gravidez podem provocar infertilidade no filho homem quando adulto, já que provoca uma redução na concentração de esperma de 20 a 40%. No caso do bebê de sexo feminino, pode causar uma reserva limitada de óvulos e subfecundidade.

Procure ajuda se tiver dificuldades de parar de fumar, pois estará investindo em sua saúde.

Caso queira tentar parar sozinha, aqui vão algumas dicas:

  • Prefira estar entre não fumantes, principalmente nos primeiros meses, onde seu corpo está em fase de desintoxicação e será difícil lutar contra necessidades físicas que vão surgir.
  • Mude a rotina evitando os momentos associados ao cigarro, por exemplo o café e o álcool. Isso também será mais importante no começo.
  • Pratique esporte. Nada melhor que o esporte para focar sua mente longe do vício e mostrar os efeitos positivos à saúde que deixar de fumar proporciona.

saúde fertilidade fertilidade fumar saúde